Cupim
Mais madeira, por favor.
Quinze metros de circunferência e quase 8 metros de altura: este pode ser o tamanho de um ninho de cupim africano, com todas as suas torres e picos.
Por dentro ele é confortável, com ventilação temperatura e umidade cuidadosamente controladas.
Nem todos os cupins moram em casas tão espetaculares. Alguns fazem ninhos nos galhos das árvores. Outros cavam túneis nos troncos das árvores e debaixo da terra. A maioria das espécies vive nos trópicos, mas há algumas delas nas áreas temperadas da Europa e dos Estados Unidos.
Todos os cupins comem madeira, digerindo a celulose ás custas de um flagelado que vive em simbiose no seu aparelho digestivo. Eles estão entre os piores inimigos das construções de madeira. Os cupins vive em colônias que podem conter milhares de indivíduos.
A população se desenvolve a partir de um ou dois casais sexuados. As larvas tornam-se soldados (que protegem o ninho) ou então operários (que constroem o ninho e alimentam a comunidade).
O casal procriador perde suas asas após o acasalamento. Depois a rainha passa o tempo todo pondo ovos. Seu abdome pode ficar até 30 vezes maior. O trabalho do pequenino macho é fecundar a rainha de tempos em tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou deste animal???