quarta-feira, 12 de janeiro de 2011



Porco




Nem tão sujo assim


Durante muito tempo se pensou que os porcos gostavam de ser sujos. Hoje, porém, sabemos que eles se desenvolvem melhor em um ambiente espaçoso e limpo. Os porcos selvagens não são mais sujos que os outros animais. Por que os porcos têm essa reputação tão desagradável? Em primeiro lugar, pelo hábito, herdado dos porcos selvagens, de rolar na lama. Depois, pelo fato de possuírem, em diversas partes do corpo, especialmente nas pernas, glândulas que exalam forte cheiro. Esse cheiro tem provavelmente a finalidade de identificar os indivíduos.


O porco não é uma espécie definida: é uma variedade do javali domesticado já há muito tempo. Essa domesticação foi fácil. O javali é resistente às doenças, come de tudo, gosta de viver em grupos e reproduz-se rapidamente. Podem nascer até 12 leitões em uma ninhada.

A criação seletiva resultou em diversas variedades espalhadas por todo o mundo.

As mais comuns são: o celta branco, com longas orelhas caídas: o do Mediterrâneo, de orelhas horizontais; e o asiático, de orelhas curtas e eretas. Todas as variedades são criadas para a produção de couro, pêlo, gordura e especialmente carne.




FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: Suidae


CARACTERÍSTICAS:
Peso: 200 a 500 kg
Idade adulta: 3 anos
Tempo de vida: 20 anos
Período de gestação: 114 dias
Peso ao nascer: cerca de 1 kg
Peso aos 3 meses: 13 a 30 kg


Nao mate um animal tao sorridente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste animal???