quarta-feira, 30 de junho de 2010

Chipanzé



(Pan troglodytes)



Para ampliar vídeo clique aqui, assista a uma distancia mínima de 2 metros para que a imagem fique boa


Uma família feliz

De todos os primatas, o chimpanzé é o que mais se assemelha ao homem em habilidade. Tem inteligência e é capaz de raciocinar, embora apenas de maneira rudimentar. ele fabrica ferramentas simples, que usa para mais de uma finalidade - eficiência extremamente rara entre os animais. Como o homem, é um animal social, vivendo em bandos. E, como o homem, os chimpanzés têm uma organização social com chefes, subchefes, súditos e fêmeas dominantes e submissas.



A grande ocupação dos chimpanzés é a mútua catação de piolhos. Essa função é a ligação essencial que mantém unido o bando. É o símbolo do seu contrato social. Se um chimpanzé é obrigado a deixar o bando, ficando assim privado da catação e da companhia, ele se torna infeliz e pode até morrer.

O acasalamento é casual. Todos os machos de bando, mesmo os adolescentes, encontram uma fêmea para acasalar-se. Por isso não há rivalidade sexual. As únicas disputas dizem respeito à posição social, e mesmo assim as brigas geralemnte são batalhas simuladas.





Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Pongidae






Características:

Altura: 1,70 m

Peso: até 80 kg, nos machos

Nasce um filhote por vez

Período de gestação: 8 meses

Alimento: frutas, folhas, raízes, insetos, ovos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste animal???